sábado, 29 de setembro de 2012

Texto para Reflexãzo

Olá gente...
Estava com saudades, então vou postar este texto só pra gente refletir no valor das pessoas em nossas vidas.


terça-feira, 8 de maio de 2012

Texto de Reflexão - Inclusão


Olá colegas!

Vi este texto na página do Brasil Escola, gostei, ele trás algumas informações interessante. Vale a pena ler.


A escola e a família na educação da criança com deficiência


A escola que recebe crianças com deficiências também acabam por desempenhar, dentro de suas funções educacionais, um papel de assistência às famílias. O que por consequência poderá trazer maiores possibilidades de êxito em resultados para os alunos.
Essa relação de parceria entre família e escola acontece de forma primordial nas entrevistas familiares. É importante que os integrantes da escola, sobretudo os professores e os coordenadores pedagógicos, construam um vínculo com os membros da família do aluno deficiente.
Tudo começa com a importância de saber ouvir. A melhor maneira de determinar as necessidades de desenvolvimento de uma criança nessas condições é que ela mesma e os membros familiares digam a seus próprios modos. Dessa forma, pode-se permitir que esses indivíduos tomem a iniciativa da palavra e dominem a maior parte das entrevistas. Essa se torna uma ferramenta eficaz para o fornecimento de pistas sobre a criança que também indicará se os familiares estão preocupados com o diagnóstico ou se aceitaram a deficiência do aluno.
De acordo com a maneira como os familiares se expressam, os profissionais da escola poderão compreender qual será a melhor terminologia utilizada para referirem-se à criança e à deficiência que ela apresenta. É fato que a maioria dos pais não entende o jargão profissional. No entanto, os profissionais melhorarão as suas relações com os familiares tratando a criança deficiente como um indivíduo, não como um caso. Referindo-se a ela pelo nome, interessando-se em conhecer suas capacidades, incapacidades e características individuais, em vez de tentar, simplesmente, classificá-la, categorizá-la.
Além disso, não podemos nos esquecer que, embora o interesse da escola seja pela criança, os familiares devem estar emocionalmente abalados, alimentando sentimentos de culpa e vergonha. Afugentados por estarem sujeitos a terríveis pressões sociais e vulneráveis a críticas, suas atitudes podem estar agravando a situação do aluno.
O desafio para os profissionais da escola é dar tratamento à família de forma cordial, compassiva, prestável e compreensiva, mas sem alimentar uma dependência. Ou seja, ajudá-los a uma melhor compreensão de si mesmos, da criança e das suas relações mútuas e, ao mesmo tempo, não assumir papel dominante, proporcionando conselhos e assistência excessivos.
Será comum no desenvolvimento do processo desta parceria ouvir os familiares da criança dizerem: “por que não nos disseram isso antes?” ou “ah, se tivéssemos sabido isso mais cedo!”. Em muitos casos, esses familiares foram informados de várias maneiras, mas seus ouvidos não estavam abertos. Por esse motivo, a compreensão e aceitação não podem ser forçadas. A escola poderá apenas apresentar os dados existentes tão completa e honestamente quanto possível – e esperar que eles sejam aceitos.
Assim, a escola deve encarar com naturalidade a decisão dos familiares de ouvirem mais de uma opinião sobre os resultados da criança. Muitos precisam acalentar suas dúvidas e manter suas defesas até estarem preparados para dispensá-las. Pode-se esperar a rejeição inicial dos resultados e de suas implicações, mas somente aos pais caberá tomar as decisões críticas, não à escola.
Contudo, sempre que possível, a escola deve estar acessível à família. Os familiares que não são receptivos à realidade da criança num dado momento poderão sê-lo numa outra ocasião. Todavia, os problemas da criança podem mudar com a idade, e o melhor para o aluno seria que os familiares deixassem a escola com o sentimento de que poderão voltar a ela.

Eliane da Costa Bruini
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Pedagogia 
Pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

 Acesso em 07/05/2012

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Caixinha Decorada.

Gente encontrei esse modelo na internet, achei super legal, e resolvi postar. 
Ela serve com lembrancinha para as crianças, porta balas, ou simplesmente para pintar, recortar e colar nas aulas de artes, use sua criatividade e divirta-se à vontade. 
Bem eu achei legal, espero que você também goste.





Deixe seu comentário.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

LIBRAS - Sinalizando a Sala de Aula

Sinalizar a sala de aula é uma boa indicação e uma obrigação do professor que tem aluno(a) surdo em sala de aula. Então estou postando alguns sinais que podem ajudar nesse trabalho.
É só clicar e imprimir.








Obrigada pela visita!
Seu comentário é muito precioso, não esqueça de deixá-lo.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Maquete - Dia do Índio.

Vamos fazer uma maquete?
Essa sugestão é criativa e muito simples é só copiar e imprimir, depois peça suas crianças para pintar recortar e colar.
E pronto está feita a maquete da aldeia com vários índios. Assim fica mais gostos trabalhar o Dia do índio.




Que tal deixar um comentário?
O Blog Educando com arte 10 agradece sua visita.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Atividades para o Dia do ìndio.

Bom dia colegas!
Hoje estou postando algumas atividades educativas para trabalhar o Dia 19 de Abril - Dia do índio














Por favor, deixe seu comentário.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Vamos Brincar de Casinha?

Pessoal eu já estava com saudades...
Andei pesquisando e encontrei essa ótima sugestão na internet. São casinhas de papel para pintar, recortar e colar... 
Depois é só usar a imaginação e montar uma aula bem criativa para seus alunos. Vale também brincar com as crianças em casa, com elas podemos montar cidades, bairros, setores, falar sobre moradia e etc. Fique à vontade para copiar, imprimir e brincar muito de fazer casinhas de papel, montar maquetes e outras.
Pois brincando também se educa!










Espero que você tenha gostado dessa sugestão, não esqueça de deixar seu comentário.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Texto para Reflexão - A Lição da Semente

Caros colegas encontrei este texto na internet, achei super legal, resolvi dar a ele uma nova roupagem e postar. Ele é uma sugestão de reflexão para todos nós educadores, pois devemos pensar a educação como uma semente que ao longo do tempo se transformará em planta.

A Lição da Semente


Fonte do texto: Teia da Vida. Blogspot. com

Que tal deixar um comentário?

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Crachás - Modelos

Para facilitar e estimular a escrita do nome do aluno, é possível utilizar como estratégia o uso do crachá. Então estou postando alguns modelos.

Para confeccionar estes crachás, é só clicar e imprimir...








Se você gostou deixe seu comentário.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Primeiro Dia de Aula - Recebimento dos Alunos

Receber os novos alunos no início do ano letivo, é sempre uma momento importante. Pensando nisso, postei esses textos para a nossa reflexão. Peguei alguns tópico de um texto de formação do Programa Circuito Campeão - Instituto Ayrton Senna. Espero que você goste das considerações feitas no texto.




Se você gostou deixe seu comentário.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Direitos da Criança!!!


Olá pessoal!!!
Encontrei na internet essas sugestões de impressos com "Os direitos da Criança", achei muito legal. O último é só para colorir...
Espero que você também goste!









Fonte: Aprender 1001 coisas . blogspot e Colori e aprender. blospot http://aprender1001coisas.blogspot.com/2010/05/direitos-da-crianca.html
http://colorireaprender.blogspot.com/  
Não esqueça de deixar seu comentário.