sexta-feira, 24 de junho de 2011

Números em LIBRAS - Dominó

O jogo de Dominó é um excelente jogo de estratégia, ele é composto por um conjunto de: 28, 55, 91, 136 ou 190 peças (ou pedras), com o formato retangular dividido em dois quadrados ou pontas, uma peça tem dois lados, cada lado tem um valor, a soma das quantidades dos dois lados são chamados de pontos. A diversidade de jogadas é comparada ao jogo de baralho. A forma mais comum de jogar com o conjunto de 28 peças é por quatro jogadores individuais, que receberão sete pedras cada um, pode-se também jogar entre duplas (4 jogadores 2x2), onde cada jogador recebe 6 ou 7 peças, ou jogar-se em 2 ou 3 jogadores com 6 ou 7 pedras cada um e o restante das pedras ficam para comprar no caso do oponente não ter a pedra da vez, o oponente deve comprar até que encontre a peça que possa usar.
O começo do Jogo pode ser definido de varias formas.
Sugestão:
  • Embaralhe as peças e antes de começar o jogo cada um pega uma peça, quem tiver tirado a peça maior (de mais pontos) começa;
  • As próximas partidas começam com o jogado que estiver no sentido anti-horário do jogador que começou na partida anterior;
  • Ou pode decidir por quem ganha começa com qualquer peça;
  • Ou quem tirar a barata (duplo de 0) menor peça;
  • Ou quem tirar o sena (duplo de 6) maior peça.
Quando a primeira peça é colocada na mesa, os jogadores cada um na sua vez, vão encaixando nas pontas, peça que correspondam com a peça na mesa. Se chegar a vez do jogador e não tiver peça na sua mão que corresponda com a peça da mesa, ou ele pega no monte ou passa a vez.
O objetivo é acabar com as peças da mão. No caso de as duas pontas do jogo fechar, e sobrar peças nas mão do jogadores, para decidir quem ganhou, é só somar os pontos de cada um, quem tiver menos pontos ganha!


O dominó classico é o do conjunto de 28 peças, logo abaixo para Donwload o Dominó em LIBRAS conjunto de 55 peças, no caso o valor de cada lado do dominó vai de 0 a 9, ou seja, se quiser jogar o classico é só tirar as peças que tem o sinal em LIBRAS 7, 8 e 9.




Click no icone do word para baixar o Dominó em LIBRAS!



Não sei se a maneira como coloquei é a maneira oficial, sei que é a maneira que eu jogo e me divirto muito, se você souber as regras e maneiras diferentes, compartilhe através de comentários.




O que você achou? Quer fazer uma critica construtiva? Tem Duvida? Quer dar uma Sugestão? Fazer um Pedido? Quer apenas dizer um oi!... Poste um comentário! deixe uma pequena peugada de que você passou por aqui! Dê sua opinião, ela é muito importante para enriquecer o Educando com arte 10.

22 comentários:

  1. AMEI...OBRIGADA POR COMPARTILHAR ...

    ResponderExcluir
  2. Adorei as atividades!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom... Obrigada pela generosidade em compatilhar...

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do teu blog.Sou professora do AEE e utilizo suas atividades.Siga em frente esta muito legal.Compartilhar é uma virtude que poucos tem.Parabéns.
    Sandra

    ResponderExcluir
  5. EU QUERO UM GATINHO DESTES.AMOOOOO GATOS.TENHO 07 AQUI EM CASA...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa. A educação pode mesmo mudar o mundo para melhor, e um de seus princípios fundamentais é compartinhar informações (conhecimentos) e isso você está fazendo muito bem Prof. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo, atividades parabéns...
    Jesus amo você.

    ResponderExcluir
  8. esinellobato@hotmail.com27 de fevereiro de 2013 às 12:41

    Olá!!
    Otima a sua iniciativa.Te agradeço muito.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir

  9. Sou Eliana estudante de pedagogia do ISERJ (RJ) estou estagiando numa turma de surdos, seu blog é genial... peguei dicas para minha regência. Adorei o dominó e o dado. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ana maria de Souza Zurra,sou professora e trabalho no AEE,adoro trabalhar desta maneira sua atividades são otimas.

    ResponderExcluir
  11. Seila, acho que faltou alguma coisa!
    kkk brincadeira ficou legal *uuuu*muito bom, adooorei >.<

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante. Parabéns...

    ResponderExcluir
  13. Oi meu anjo tudo bem?
    Eu sou a Márcia esposa do Nilson, preciso de ajuda.
    Copiei o código do gato preto, mas não abre o gato, aparece uma mensagem dizendo que não há plug-ins disponíveis para exibir a imagem.
    E eu amo gato, especialmente os pretos rsrs
    você sabe como me ajudar? Obrigada meu e-mail é mrluciana7@gmail.com
    Bjs
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  14. Maravilhoso, didático e criativo👏👏👏👏😍

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...